Skip to main content

O entusiasmo pela cultura indiana já levou Silvana Duarte 24 vezes para a Índia. Sendo uma artista de formação clássica, não poderia deixar de se apaixonar pelo Odissi – antiga tradição de dança clássica indiana e pelo Yoga. Foi por meio destas duas tradições irmãs que conheceu e aprendeu a apreciar o melhor deste cativante e generoso país. Desde 2013 conduz pequenos grupos à Índia com viagens artísticas e também de conhecimento. Trabalha com a promoção da cultura indiana por meio de iniciativas como o Padmaa – Arte e Cultura, o Indian Cultural Centre do Consulado Geral da Índia e dos programas da Cultura de Paz da Associação Palas Athena.

 

“Esta viagem foi desenhada para pessoas que gostam de conhecer culturas que impactam na nossa visão de mundo e de nós mesmos. E a Índia, esse imenso pedaço de chão, aguça nossos sentidos, atenção e nos convida a uma profunda investigação interna. É para pessoas dispostas a abrir o coração e a mente para conhecer e aprender com o outro. Não há nenhum lugar como a Índia, capaz de provocar mudanças significativas com a Verdade e a Beleza que vemos por todos os cantos”, afirma.

O último grupo (2020) visitou regiões distintas partindo de Delhi, “um mix de ancestralidade e modernidade para o Rajastão e das areias do deserto de Thar voamos para a cidade de Rishikesh, aos pés do Himalaya. Cada uma dessas regiões com culturas muito particulares onde o grupo pode apreciar o panorama da diversidade cultural do país.”

Silvana conta que o ponto alto desta viagem foi o contato com as pessoas da zona rural do estado do Rajastão. “Fomos recebidos em suas casas e conhecemos um pouco de seus costumes e vida diária. O grupo entrou em contato com a história da Índia ao visitar palácios e fortes, entrou em contato com a espiritualidade em suas inúmeras interpretações ao visitar templos, monastérios e santuários. Experimentaram a culinária de diferentes regiões da Índia, andaram de jeep, camelo, elefante, fizeram caminhadas nas dunas e às margens do rio Ganges. Participaram de cerimônias védicas e assistiram apresentações de música e dança folclórica Rajasthani em acampamento no deserto Thar.”

       


Marcela do Prado Coelho, veterinária, há muito desejava conhecer a Índia e esteve viajando nesse grupo. Sobre a viagem ela conta: “Essa viagem superou toda e qualquer expectativa que eu tinha. A Silvana nos apresentou a lugares inesquecíveis, sempre fazendo questão de nos explicar um pouco sobre o que veríamos/aprenderíamos. Como ela mesma dizia, a Índia me deu muitos presentes. Testemunhei festas de casamento, ouvi palavras lindas de desconhecidos, fiz amigos, tirei fotos incríveis, ri muito, me emocionei durante toda a viagem. A organização da viagem foi excelente! A Silvana não poupou esforços e estava sempre preocupada com nossa acomodação, nossa saúde e se estávamos bem. Recomendo para todos e não descarto voltar para esse país encantador, de pessoas maravilhosas.”

“Desde a primeira reunião, percebi que seria uma viagem muito bem planejada, o que foi determinante para decidir fazê-la. Depois, ao longo dos meses que antecederam a viagem, Silvana foi muito atenciosa, dando dicas e informações preciosas para que pudéssemos nos organizar e programar tudo com antecedência. Durante a viagem, a assistência foi ainda mais presente, indo além das informações turísticas, trazendo toda a bagagem cultural dos lugares maravilhosos que visitamos. Além disso, o espírito de grupo foi muito forte, como uma família! Viajamos de maneira muito confortável e agradável, tudo correu muito bem! A Índia é um lugar inesquecível, mágico, intenso, cheio de sabores, de cores e de lindas experiências sensoriais, sentimentais e espirituais. Voltei planejando repetir a viagem e explorar novos lugares! Já estou com saudades!” Adriana Franscisco, advogada.

 

Em uma jornada cultural à Índia além de entrarmos em contato com uma cultura tão impactante, em todos os sentidos, temos a oportunidade de fazer novos amigos no grupo de viagem e ao longo da jornada na Índia. Dulcenéia compartilha que além de aprender muito com a cultura do “outro” essa foi uma viagem divertida, de conhecimento, também tranquila, para fazer novos amigos. Voltei para casa renovada e já pronta para me programar para a próxima. Obrigada Silvana,valeu!!!!!!!!!!”

“Saborear a diversidade da gastronomia indiana é sempre um dos pontos altos da minha viagem. Experimentamos o melhor da gastronomia em excelentes restaurantes típicos que sempre estão no meu radar, porque são uma forma incrível de conhecer também os costumes e culturas das diversas regiões da Índia. ” conta Silvana.

“Viajamos por terra e pelo ar, e de trem certamente é uma das mais curiosas formas de também de interagir com os viajantes indiano. A viagem de trem é feita para Rishikesh e vamos sempre na melhor classe oferecida pela empresa ferroviária. São confortáveis e dá para apreciar a mudança de cenário urbano e rural das vilas indianas pelas quais passamos.”

Abrir bate-papo
1
Olá! Como podemos ajudar?
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp