Skip to main content

Sabemos que no fazer da dança indiana o corpo é um instrumento de auto-observação e conhecimento de Si mesmo, onde a técnica é apenas um meio pela qual podemos acessar e sensibilizar o corpo físico, para expressar por meio de seu gesto e movimento, uma emoção ou um sentimento. Mas a técnica é ainda apenas uma pequena parcela do aprendizado, porque no fazer da dança, mais do que ser praticada é imprescindível que esta seja ESTUDADA.

Certa vez o sábio Nārada perguntou ao deus Viṣṇu como seria vincular o corpo ao estado de meditação. E o deus Viṣṇu respondeu ao seu discípulo:

“Oh, Nārada, eu não vivo em um lugar sagrado, eu não vivo no coração dos que procuram, eu vivo somente naquele lugar em que meus devotos dançam e cantam minhas glórias.”

O Curso Entre o Corpo e o Coração – Módulo 1 e 2 (fiquem atentos para as datas), oferece ao estudante de dança indiana uma ferramenta valiosa para compreender não só uma técnica, mas também compreender o verdadeiro “espírito ou essência” que permeia esta arte tradicional. É essa essência ou presença interna que quando experienciada nos fornece a exata percepção de que dança e yoga é uma coisa só.

No Módulo 2, a bailarina e profa. Silvana Duarte ensinará como contar histórias por meio dos mudras (chamados em dança de hasta). É uma experiência enriquecedora construir um gesto de presença e significado no próprio corpo. Saiba mais sobre o curso: https://padmaa.com.br/entre-o-corpo-e-o-coracao-modulo-1-e-2/

O vídeo completo abaixo demonstra claramente o espírito da dança indiana.
Dançarina: Bijayini Satpathi (Nrityagram)

Abrir bate-papo
1
Olá! Como podemos ajudar?
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp