Battu Nrttya é uma peça abstrata com uma estrutura única na dança Odissi. Contêm todos os elementos básicos da técnica e é considerada parte essencial dos primeiros anos de aprendizado do dançarino-ator. Guru Kelucharam Mohapatra compôs essa peça a partir de bols – sílabas rítmicas e movimentos oriundos da tradição Gotipua, que na época de sua composição estavam caindo no esquecimento. Para criar essa peça, guruji dedicava longos períodos em exercício de criatividade, contemplando os gestos e poses de esculturas tridimensionais no teto de pirâmide escalonada do templo dedicado ao deus Surya no distrito de Konarak. As esculturas imortalizaram figuras femininas com a face voltada para o céu, cada uma segurando um instrumento musical, parecem ocupadas em entreter os seres celestiais com sua música e dança.
Batu é apresentado como uma oferenda a Śiva em sua forma como Bhairava. O início da dança retrata uma mulher tocando diferentes instrumentos musicais como Vīna (instrumento de corda), pakhawaj (percussão), flauta e címbalos, e o desenho coreográfico descreve como um dançarino prepara e oferece uma dança em um templo.
Os aspectos filosóficos que inspiraram a criação desta peça, pertencem à linha de pensamento do tantrismo do estado de Orissa, de adoração a Bhairava, uma das formas e nomes de Śiva. O culto a Śiva foi largamente disseminado no estado de Orissa entre os séculos VII a X. Baṭukabhairava é um dos 64 terríveis aspectos de Śiva.