Abhinaya é um modo de contar histórias que utiliza o canto, a dança e o ritmo, para ressaltar a beleza e as qualidades importantes de uma peça, que pode ser apreciada com o suporte dos movimentos e gestos apropriados, para sugerir e evocar os vários estados psicológicos de uma construção poética.
A peça coreográfica a ser ministrada neste curso será o Daśāvatāra, um canto extraído do poema Gītagovinda do poeta Jayadeva, uma obra do século 12. O canto descreve as dez manifestações do deus Viṣṇu ou Avatāras, segundo o termo sânscrito. São eles, de acordo com a ordem cronológica de aparição: Matsya, Kūrma, Varaha, Narasiṃha, Vāmana, Paraśurāma, Rāma, Balarāma, Buddha e Kalkin. Os Avatāras do deus Viṣṇu “descem” para restaurar o dharma em momentos de grande necessidade na terra.
O canto foi coreografado por Padmavibhushan Guru Kelucharam Mohapatra em 1959, e a composição musical é de Pandit Bhubaneshvar Mishra, em Rāg Imon e Jampa Tāl. A coreografia é um blend de treinamento técnico e expressivo em uma coreografia única de repertório clássico. Trata-se de uma obra prima deste Gharana.