Toda apresentação de dança clássica indiana é uma celebração e manifestação de luz e de vida. Desde sempre, essa arte serviu para inspirar e ser inspirada por aqueles que buscam nesse fazer, um meio de autoconhecimento e transformação pessoal. Esse é o propósito da Arte.
O Mito e o Ritual se mesclam no harmonioso estilo Odissi para dotar com saber, graça e força a dançarina – atriz. Uma das mais antigas formas de dança da Índia, o Odissi se originou em Orissa, terra dos templos e guarda, na sua ancestralidade, estreita ligação com o sagrado.
Nas tradições espirituais OMKAR é o som primordial, a forma do OM, a personificação da palavra pelo qual o conhecimento é captado pelo ouvido físico e pelo ouvido interno, no auditório do corpo e da mente, quando em dança e yoga. É dito que esse ‘som’ se manifesta naqueles que nutrem a disciplina da Arte, do Yoga e da Ciência. É por isso que na Índia mitológica é dito que Omkar, a personificação do poder da palavra, ganha expressão quando se manifesta e se expressa por meio de um corpo-mente, que dança e reza seus Mitos.
Nesse espetáculo celebramos a força motriz, que tudo anima, tal qual agente benéfico e natural que nos move para o melhor e em direção à Luz.
Criado em 2014, o Grupo Padmaa é um grupo de repertório que inclui trabalhos de peças clássicas e modernas, criadas por coreógrafos da tradição Odissi. O grupo está empenhado na difusão, produção e circulação de espetáculos de repertório, sob a direção de Silvana Duarte, no Estado de São Paulo e outras cidades Brasileiras.
Ficha Técnica
Direção geral: Silvana Duarte
Coreografia: guru Kelucharam Mohapatra, Adi guru Pankaj Charan Das e guru Ratikant Mohapatra
Luz: Juarez Adriano
Figurino: Bhagirathi Das
Dançarinas: Bárbara Maués, Caroline Pontes, Cristina da Mota, Dárida Faggi, Juliana Carvalho, Kali Justine, Lana Okada, Leslie Latorre, Lucimar Castro, Patrícia Rangel, Priscila Grisante, Raissa Conde, Roberta Mitsuda e Tássia Zanini.
Texto: Silvana Duarte e Maria Lúcia Fabrini de Almeida
Gravação e edição: Fábrica do Som
Produção: Padmaa – Arte e Cultura
Assistente de produção: Amanda Preisig