Skip to main content

Jagannatha Swami nayana patagami bhavatu me!
“Oh Jagannatha, Senhor do Universo, torne-se visível diante meus olhos”

A dança Odissi está associada à imagem de Jagannatha pois foi no templo de Jagannatha Puri que esta forma de dança desenvolveu em sua plenitude. Centenas de mitos, lendas e historias amalgamaram uma cultura em torno de Jagannatha, o “Senhor do Universo”, uma das antigas e reverenciadas deidades do panteão hindu. Referências sobre Jagannatha são encontradas nos Vedas e tardiamente nos Puranas. Detalhes sobre sua origem e evolução permanecem em mistério. Referências muito antigas sugerem que Jagannatha foi originalmente adorado pelas tribos de Orissa, consideradas uma linhagem tribal antiga e que continuam a atuar um importante papel nos inúmeros serviços prestados no templo de Jagannatha Puri.

Alguns estudiosos acreditam que as imagens de Jagannatha, Bhalabhadra e Subhadra representam a tríade Jainista Samyak Jnana, Snyak Charita and Smyak Drusti. Já alguns estudiosos budistas acreditam ser a tríade Buddha, Dharma e Sangha. Muitos acreditam que a alma da imagem de Jagannatha é nada menos que uma relíquia (um dente) do Senhor Gautama Buddha. A filosofia tântrica que no curso do tempo tornou-se uma parte integral do Budismo influenciou os rituais do templo de Jagannatha. A tríade é também reverenciada como a união de três pensamentos filosófico-religioso Shivaísmo como Bhalabhadra, o Shaktismo como Subhadra e Jagannatha como Vaishnavismo.

Entretanto sabe-se que além do Shaivismo, Shaktismo, Vaishnavismo, o Jainismo e Budismo, também foram assimilados ao culto de Jagannatha. Todos esses pensamentos-filosóficos sugerem que Jagannatha simboliza muito mais do que a imagem de um deus em particular, mas um Ícone que reúne em si todas as formas e nomes de deus. Um símbolo do divino que tudo permeia e em tudo e em todos está, simbolizando a unidade na diversidade.

A imagem de Jagannatha inspira uma irmandade e amizade entre as diferentes culturas. Inspira a contemplação dos mistérios de Deus, do Amor e a tolerância, uma vez que tantas castas, credos, costumes e tradições, foram tão bem assimiladas ao Dharma* de Jagannatha.

*Dharma: refere se a ensinamentos de diversas tradições filosóficas e religiosas. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude.

Abrir bate-papo
1
Olá! Como podemos ajudar?
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp