Coordenadora e Profª do Curso
Silvana Duarte é artista da dança, independente, solista, especializada em dança Odissi na Índia pelas escolas Nrityagram – The Dance Village de Bangalore; Triveni Kala Sanghan e Manasa – Art Without Frontiers em Delhi e Srjan – Nrityabhasa em Bhubanesvar. Seu background profissional inclui formação em Balé clássico, Moderno e Jazz; Jazz,; Reeducação do Movimento; Coordenação Motora; e Yoga.
Há 25 anos dedica-se exclusivamente à arte Odissi. Marcou importante presença no cenário artístico brasileiro e indiano com suas apresentações-solo, com especial destaque para as apresentações acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de Nova Déli. Recebeu homenagens com distinção para sua atuação como artista e promovedora da cultura indiana, pelo Indian Council for Cultural Relations em Nova Déli e pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo.
Em 1997, Silvana Duarte fundou escola na cidade de Campinas com o objetivo de disseminar a prática da dança Odissi em sua mais pura essência e tradição. Em 2003 já na cidade de São Paulo, a escola recebe o nome de Padmaa – Arte e Cultura e continua a oferecer aulas regulares, workshops, cursos de formação básica e agora, o 2º Curso de Capacitação em dança Odissi. Silvana também atua como professora sênior na formação de dança Odissi no Centro Cultural do Consulado Geral da Índia desde 2011. Juntamente com a Associação Palas Athena, representação da UNESCO no Brasil, desenvolve programas artísticos para o Comitê da Cultura de Paz em São Paulo.
Guru Sharon Lowen é mestra em três estilos de dança indiana – Odissi , Manipuri e Cchau. Discípula direta de guru Kelucharam Mohapatra na década de 70 e 80. Apresentou e coreografou para o cinema e televisão e apresentou centenas de shows na Índia, América do Norte, Brasil, Ásia, África, Reino Unido e Oriente médio. Escreveu “The Prforming Arts of Índia”, “The Dancing Phenomenon – Kelucharam Mohapatra”, “Odissi – Dances of India”, “Art Without Frontiers” entre outros. É colunista do The Asian Ages of India.
Profª Dra. Lúcia Fabrini de Almeida é professora aposentada, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) com pesquisa sobre a obra de Octavio Paz e as relações interculturais entre a América Latina e Índia. Escreveu “O Trapo e a Faca – poesia, pintura, pensamento na obra de J. Swaminathan” – Ed. Terceira Margem; “O Cabeça de Elefante e outras histórias da Mitologia Indiana” – Ed. Cosac Naif; “Tempo e Otredad nos ensaios de Octavio Paz” – Ed. Annablume; “Topografia Poética: Octavio Paz e a Índia” – Ed. Annablume; “Espelhos Míticos da Cultura de Massa – cinema, tv e quadrinhos na Índia”, Ed. Annablume. “O Espelho Interior – O mito Solar nos Contos Indianos de Mallarmé” – Ed. Annablume, entre outros.
Profª Geni Castro é fisoterapeuta com especialização no método GDS, Cadeias Musculares (Madame Godelieve), Coordenação Motora segundo Piret/ Béziers, Cinesioterapia Analítica baseada na Conceito Sohier e Método Schroth (ISST – International Schroth Three-Dimensional Scoliosis Therapy) Bad Sobermhein. Trabalhou na equipe de Ivaldo Bertazzo na formação de fisoterapeutas, dançarinos, atletas e artistas em geral por 10 anos. Trabalhou e trabalha com bailarinos ensinando os princípios da organização corporal para manutenção e prevenção de lesões na área da dança e dos esportes.
Profª Mônica Monteiro é bailarina profissional desde 1980, trabalhou com vários grupos de dança onde se apresentou no Brasil e no exterior. Trabalhou por mais de 20 anos ao lado de Ivaldo Bertazzo na escola de Reeducação do Movimento. Formada no método GDS, Cadeias Musculares (Madame Godelieve) e na Coordenação Motora segundo Piret/ Béziers, hoje ministra o curso de formação junto com mais 2 fisioterapeutas. Apresentou o programa “Corpo” na TV Cultura por um ano e participou de vários programas “Bem-Estar” na TV Globo. Faz preparação Corporal para cantores e coreografias para comerciais de TV .
Rahul Acharya
Rahul é renomado expoente da dança Odissi, considerado hoje um dos maiores artistas do estilo Deba Prasad Das. Rahul é Brâhmane, descendente das familia de RajGurus e estreita relação com o templo de Jagannatha onde atua também como Punjari (sacerdote). É profundo conhecedor do Yoga, do Sânscrito, e atuando com pesquisas sobre Natya Shastra e Gita Govinda. É Professor na Universidade de Bhubanesvar onde leciona Teoria da Dança.
Prof. Vishvanathan Mangaraj
Vishvannathan é um jovem discípulo de guru Sharon Lowen e possui uma vasta experiência na dança Odissi. É conhecido pela sua fidelidade ao estilo da linhagem de Kelucharam Mohapatra. É profundo conhecedor da Música Odissi, discípulo de Guru Banamali Maharana, gênio da percussão Odissi chamada Mardala e também herdou de seu pai Guru Prafula Mangaraj sua destreza e domínio dessa percussão.
Prof. Patrick Van Lammeren
Ministra aulas de Vedānta, Mitologia Védica, Sânscrito e Pūjā. É discípulo da profª Gloria Arieira desde 2004 e faz parte da equipe do Centro de Estudos Vidya Mandir no Rio de Janeiro. Realizou viagens à Índia em peregrinação a templos e lugares sagrados e esteve nos ashrams do Swami Dayananda na Índia e EUA, aprimorando seus conhecimentos sobre a cultura e a tradição védica através da convivência com mestres como Swami Dayananda Saraswati, Swami Tattvavidananda Saraswati e Swami Paramarthananda Saraswati. Atua em palestras e cursos em diversos espaços no Brasil e em Portugal, onde vive atualmente.
Prof. Dr. José Abílio Perez Junior
Abílio é professor e pesquisador na área de filosofia indiana e hermenêutica dos símbolos. Pós-doutor pela USP, com pesquisa pela Escola de Comunicações e Artes acerca do simbolismo dos templos e esculturas sul-indianos, do complexo de Shiva Nataraja, em Chidambaram. Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pela Jawahahlal Nehru University (Delhi), acerca da filosofia da arte indiana. Mestre em Educação pela USP, com pesquisa em hermenêutica simbólica. Praticante de yoga, ministra aulas e cursos de formação com base nos shastras das seis darshanas tradicionais.